ブラジリア

7月5日(土)のブラジリアン・アフタヌーン・ティー・パーティーに向け、ブラジル関連の情報をお送りします。

ブラジリア出身のカロリネ先生による、ブラジリアの概要をポルトガル語/日本語にてお楽しみください。

 

ブラジリアの地図
ブラジリアの地図

ブラジリアは現在のブラジルの首都であり、「希望の都」と呼ばれ、連邦特別区としても知られています。都市構想計画によりブラジリア国立公園として全ての町は区域周辺に造成され、連邦特別区となっており、衛星都市として知られています。ルシオ・コスタによる都市構想、また建築家オスカー·ニーマイヤーによる設計により、完全な計画都市として創られました。ルシオ·コスタは地域の地形とパラノア湖(人工湖として掘削)に合わせて都市開発を実施しました。ブラジリアは1960年4月21日に発足し、サルバドール(バイーア)、リオ·デ·ジャネイロに次いで、ブラジル3番目の首都となりました。ブラジリアを上空から見ると、飛行機や蝶のような姿をしています。市内の主な公共建築物もオスカー·ニーマイヤーによって設計されました。これらの要因により、ブラジリアはユネスコの世界遺産として認定されています。

ブラジリア全景
ブラジリア全景

 

都市についての雑記: ブラジルの新しい首都について、1891年神父ジョアン·ボスコが夢を見て、「この新しい首都は繁栄と富に満ちた土地になるだろう」と予言したことが伝説となっています。このため神父ジョアン·ボスコは、ブラジリアの保護神と考えられています。  

                                               カロリネ

 


関連記事リンク


Brasília: Capital do Brasil projetada por Niemeyer

 

É a atual capital do Brasil. Também é conhecida como “Capital da Esperança” ou Distrito Federal. Brasília é formada pelo Plano Piloto e Parque Nacional de Brasília.

Brasília vista panorámica
Brasília-Vista panorámica

Todas as cidades construídas ao redor desses setores fazem parte do Distrito Federal e são conhecidas como cidades satélites. Brasília foi uma cidade totalmente planejada. O plano urbanístico  (Plano Piloto) foi elaborado por Lúcio Costa e a cidade foi desenvolvida pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Lúcio Costa planejou a cidade para se adequar ao relevo da região e ao lago Paranoá (lago artificial, que estava sendo construído). Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. E tornou-se a terceira capital do Brasil, após Salvador (Bahia) e Rio de Janeiro. Quando vista de cima, Brasília tem a forma de um avião ou uma borboleta. Os principais prédios públicos da cidade também foram projetados por Oscar Niemeyer.  Devido a esses fatores, Brasília é considerada um patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Brasília-Panorámica nocturna
Brasília-Panorámica nocturna

Uma curiosidade sobre a cidade: existe uma lenda que em 1891 o padre João Bosco sonhou com uma nova capital para o Brasil. Essa nova capital seria uma terra próspera e cheia de riquezas. Devido a esse sonho profético, o padre João Bosco é considerado o padroeiro (protetor)  de Brasília. 

A cidade de Brasília tem muita história para contar nesses 60 anos de existência.  Após ser elaborada pelo urbanista Lúcio Costa, a capital do Brasil tem outro importante nome no seu planejamento, que está espalhado por toda cidade: o arquiteto Oscar Niemeyer.

Vamos listar um roteiro para você conhecer Brasília e as obras de Oscar Niemeyer.  Confira a lista:


Catedral Metropolitana

Brasília-Catedral Metropolitana
Brasília-Catedral Metropolitana

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, foi o primeiro monumento erguido na Capital Federal. A inauguração, de fato, aconteceu em 1970 e é o principal templo religioso da cidade. O formato lembra uma coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Na entrada da Catedral ficam as estátuas dos 4 evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Brasília-Catedral Metropolitana (interior)
Brasília-Interior da Catedral

Da cúpula da igreja, pendem três anjos suspensos por cabos de aço. Os cabos são estrategicamente posicionados, de forma a parecer que os anjos realmente flutuam. O menor tem 100kg e o maior 300kg. Esculpidas pelo artista mineiro Alfredo Ceschiatti, as imagens simbolizam três arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael.

Congresso Nacional

Brasília-O Congresso Nacional (Palácio Nereu Ramos)
Brasília-O Congresso Nacional (Palácio Nereu Ramos)

O nome oficial do Congresso é Palácio Nereu Ramos.   Ele foi arquitetado por Niemayer em parceria com o pernambucano Joaquim Cardoso e inaugurado junto com a cidade. É o maior símbolo de Brasília e um dos três monumentos que constituem a Praça dos Três Poderes.

Palácio do Planalto

Brasília-Palácio do Planalto, fachada com jardim
Brasília-Palácio do Planalto, fachada com jardim

O segundo prédio da Praça dos Três Poderes é o que abriga o Gabinete Presidenciável, o Gabinete de Segurança, a Secretaria Geral e também a Casa Civil.  Todos os prédios da Praça dos Três poderes fizeram parte do Plano Piloto. As colunas do prédio conseguiram dar o efeito que o arquiteto queria: “leves como penas pousando no chão”. O engenheiro da obra foi Fausto Favale.

Supremo Tribunal Federal

Brasília-Supremo Tribunal Federal
Brasília-Supremo Tribunal Federal

A Praça dos Três poderes termina com o Supremo Tribunal Federal. Cada uma das construções representam os três poderes da República Brasileira: o Supremo é o Judiciário, o Palácio do Planalto é o Executivo e o Congresso Nacional é o Legislativo.

Palácio da Alvorada

Brasília-Palácio da Alvorada
Brasília-Palácio da Alvorada

Situado às margens do lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi construído para ser a residência oficial do Presidente da República. A construção de arquitetura moderna foi pedida pelo então presidente Juscelino Kubitschek para ser uma “obra magnífica” e que “seria admirada após 100 anos”.

Palácio do Itamaraty

Brasília-Palácio do Itamaraty
Brasília-Palácio do Itamaraty

Foi inaugurado em 1970 durante o governo Médici. É a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Um dado curioso é que o palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com aproximadamente 2800 metros quadrados.

                                              Alberto

 


EuroLingual梅田

言語・文化

EuroLingual + EuroCulture

📲 06-6376-7720

📩 e-mail us

📍 アクセス

(EuroLingual + EuroCulture)

Facebook EuroLingual
Instagram EuroLingual
YouTube EuroLingual
Pinterest EuroLingual

EuroHouse 福島

言語・文化・飲食店・ショップ

EuroLingual + EuroCulture (言語・文化)

📲 06-7894-6035

📍 アクセス

EuroKitchen (飲食店)

📲 06-7894-0460

📍 アクセス (EuroKitchen)

Facebook Eurokitchen
Instagram EuroKitchen


⚫︎ イタリア語

⚫︎ スペイン語

⚫︎ フランス語

⚫︎ 英語

⚫︎ ドイツ語

⚫︎ ポルトガル語

⚫︎ ロシア語

⚫︎ 日本語

 

❖  各拠点のご案内

❖  イベント

❖  ブログ

❖  会社概要

❖  特定商取引表に基づく表示

❖  プライバシーポリシー

🇬🇧  English